quinta-feira, 16 de outubro de 2008

São José de Mipibu | 163 Anos de Emancipação!


E Hoje, 16 de Outubro de 2008, a nossa querida cidade de São José de Mipibú completa 163 anos de vida!

História da Cidade:

A Província do Rio Grande passou dois séculos consecutivos com a existência de uma única cidade, NATAL. Somente na primeira metade do século em pauta, graças o surto do progresso alcançado nos setores da industria açucareira, agricultura, pecuária e comercio, cujo padrão chegou a atingir, na expressão de um historiador, “notável grau de atividade”, tornando-a talvez a mais fluorescente da Província, foi a nossa Vila escolhida para, junto com a de nome Princesa, atual cidade de AÇU, dividir as honras das primeiras cidades do Rio Grande, depois de Natal.

A lei decretada pela Assembléia Legislativa Provincial e sancionada em 16 de Outubro de 1845, pelo presidente da Província do Rio Grande do Norte, continha um único artigo, fica elevada à categoria de cidade, a Vila de São José, com a denominação de São José de Mipibu. No dia 10 de Novembro do mesmo ano, um grande número de pessoas gradas, convidados ilustres e demais autoridades dirigiram-se ao Paço da Câmara Municipal, onde já se achavam reunidos os Vereadores, ocasião em que foram procedidas às solenidades de praxe e assinado o instrumento legal de reconhecimento. Em seguida realizou-se uma apoteótica festa popular.

A partir daí tudo começou a se modernizar no recém criado município, a começar pela substituição das moendas dos engenhos, antes movidas a tração animal, por modernos maquinários impulsionados a vapor de caldeiras.

Significado do Nome

Mipibu é uma palavra de origem Tupi que significa surgir subtamente.

Lêda Empório, como uma empresa da Terra, parabeniza a cidade e todos os seus cidadãos!


Nenhum comentário: