sábado, 7 de fevereiro de 2009

Dicas para essa Voltas às Aulas

Muitas crianças, jovens e adultos já voltaram a rotina de estudos, seja na escola ou faculdade. Mas o Blog Lêda Empório resolver postar algumas dicas para essa Volta ás Aulas, que ajudaram a se dar bem nas aulas e nas provas. Segue as dicas:

1. Encontre o ambiente certo para estudar:
Encontre um lugar sem ruídos externos, sem tentações que o distraiam, com os recursos necessários, e com espaço suficiente para espalhar seu material. Procure estudar sempre no mesmo local - o cérebro é uma máquina associativa, e se ele associar o ambiente ao ato de estudar, produzir e reter informações, você só tem a ganhar.

2. Experimente ouvir música:
A música ajuda a cancelar ruídos externos, e para algumas pessoas pode ajudar na memorização.

3. Acorde cedo:

Acostume-se a acordar mais cedo e tenha mais tempo para realizar seus compromissos.

4. Tenha uma agenda:
Não importa a tecnologia. Pode ser um caderno simples, uma agenda de papel, um Palm, a lista de compromissos do seu celular, ou o que quer que funcione para você. O importante é que você não esqueça dos prazos de seus compromissos escolares importantes.

5. Tome notas à mão:
Tenha um bloco ou caderno para anotações livres, acostume-se a anotar nele os conceitos interessantes, e coloque data, título e matéria no topo de cada página.

Passe a limpo suas anotações:
Escrever no mesmo dia, ou no dia seguinte, pela segunda vez (e preferencialmente à mão), os mesmos conceitos, organizando-os, analisando e sintetizando, é rápido e pode valer por horas de estudo na véspera da prova.

“Quem não sabe, ensina”:
Faça como os profissionais: ensine para aprender. Após ter estudado, encontre algum colega que entenda menos do que você sobre o assunto da prova, e procure explicar a ele alguns dos conceitos básicos.

Não force:
Estudar apenas na véspera, ou passar a noite estudando, são maneiras ineficientes de tentar reter a informação.

Informações retiradas do blog Efetividade.

Nenhum comentário: