segunda-feira, 28 de março de 2011

#BELEZA | O creme ideal para a pele!


Para escolher o dermocosmético ideal deve-se levar em conta as características e necessidades de cada tipo de pele. Nas gôndolas existem opções de produtos e marcas que podem gerar dificuldade na hora da escolha.

A farmacêutica bioquímica e cosmetóloga, Joyce Rodrigues, diz que para cada tipo de pele existem produtos específicos, mas alguns cuidados são comuns a todos os tipos de pele como a esfoliação que deve ser feita pelo menos uma vez por semana, para promover renovação da pele e melhorar sua aparência, a limpeza, tonificação, hidratação e aplicação de filtro solar (em gel, para peles oleosas e mistas).


Conheça os tipos de pele:

Pele normal

Tem aspecto suave e de textura macia ao toque, maior resistência a agressões físicas, como poluição ou variações de temperatura. A quantidade de lipídeos é perfeita para manter a hidratação, não sendo propícia ao desenvolvimento de manchas ou acne. Esse tipo de pele está liberada para a utilização de todas as formas cosméticas, sejam géis, cremes, géis-creme ou loções. Para manter esse equilíbrio, a limpeza, tonificação e hidratação não podem ser esquecidas. Produtos com ácido hialurônico auxiliam na manutenção de suas características.

Pele oleosa

Apresenta visível excesso de brilho, principalmente na zona da testa, nariz e queixo, conhecida como Zona T. É untuosa ao tato, em razão da intensa atividade das glândulas sebáceas e na maioria dos casos é acompanhada do surgimento de acne e cravos.
Para tratar esse tipo de pele são indicados produtos Oil Free (livres de óleo) que contenham melaleuca, argila, enxofre e ácido salicílico. Para tratamento com profissional, Joyce sugere o peeling com ácido salicílico, que exerce ação queratolítica e antimicrobiana para controlar a oleosidade e inibir a formação de acnes e comedões e, ainda, auxiliar na renovação da pele através da descamação.
Outro ativo indicado é a Resorcina, que associada ao ácido salicílico, potencializando o tratamento e auxiliando na desobstrução da acne e das áreas inflamadas.

Pele seca

Os principais indicativos da pele seca são a coloração rosada e a aspereza ao toque, além de propensão à irritação. Apresenta pH ácido, desvitalização e poros fechados, além de maior tendência ao surgimento precoce de linhas e rugas.
Na pele seca a camada córnea tem dificuldade de reter água, daí a dificuldade em permanecer hidratada. Portanto a primeira necessidade é a hidratação. Devem-se utilizar hidratantes em creme ou emulsões que contenham ativos que repõem os lipídeos essenciais para hidratação completa, além de formar um filme que protege contra o estresse ambiental ao qual a pele seca costuma apresentar sensibilidade. Evite usar produtos em gel, pois não proporcionam hidratação.

Pele mista

A característica típica da pele mista é a falta de uniformidade quanto ao aspecto, ou seja, em alguns pontos a pele é seca ou normal, e em outros é oleosa (principalmente na zona T), podendo apresentar poros abertos e comedões.
Para tratar esse tipo de pele são necessários produtos que equilibram, ou seja, diminuem a oleosidade na região da zona T e aumentam a hidratação no restante da face, pois a pele mista apresenta algumas regiões com intensa atividade da glândula sebácea e outras, não.
Uma pele bonita e viçosa é resultado de cosméticos adequados e hábitos saudáveis, incluindo atividade física, alimentação equilibrada e cuidados com a exposição ao sol.

Fonte: IG

Nenhum comentário: